[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]A Yamaha decidiu renovar de uma forma mais radical a sua desportiva que tem como alvo atrair os motociclistas mais jovens. A YZF-R125 está mais radical do que nunca, recebeu alterações importantes na ciclística e reforça a sua condição de ser uma das melhores propostas no segmento das desportivas de baixa cilindrada.
De facto a radicalização da YZF-R125 começa precisamente pelo seu design. Não que a versão anterior fosse pouco agressiva, bem pelo contrário, mas a Yamaha adotou nesta novidade um conjunto de carenagens ainda mais agressivo. O grande destaque a este nível é a utilização de um novo frontal com uma grande entrada de ar central, bem ao estilo da supersport YZF-R6.
Depois seguem-se um conjunto de alterações que visam tornar o comportamento da YZF-R125 ainda mais eficaz, seja em estrada, ou mesmo na pista.
A forquilha frontal é agora invertida, com afinações e estrutura mais rígida, e que em conjunto com as mesas de direção redesenhadas conferem à moto um comportamento mais estável. Também o amortecedor traseiro foi reformulado, e confere um comportamento que maximiza o conforto, funcionando como complemento da maior rigidez da forquilha.
O painel de instrumentos da nova Yamaha YZF-R125 é agora totalmente digital. O novo design deste elemento aposta num formato dividido em três áreas, com o condutor a ter todas as informações relativas à moto ao seu dispor.
Se o motor monocilíndrico se mantém relativamente inalterado, aliás, a potência mantém-se igual nos 15 cv, já a injeção foi alvo da atenção dos engenheiros da Yamaha para poder acompanhar a nova aerodinâmica da moto. De acordo com a marca japonesa, a nova YZF-R125 conta com uma injeção revista e que permite ganhos de 11% no consumo de combustível.
Ainda ao nível das alterações que vão melhorar o comportamento desta pequena desportiva da Yamaha, de referir a instalação de um sistema de travagem mais eficaz e poderoso, onde se destaca a nova pinça de fixação radial no eixo dianteiro. Para garantir que a YZF-R125 se mantém leve e ágil, as jantes foram também elas trabalhadas em Iwata, estão mais leves, e principalmente conferem um toque de moto de competição ao passarem a contar com braços em forma de Y.
A nova Yamaha YZF-R125 estará em breve disponível nos concessionários da marca, com um preço a anunciar, mas já podemos confirmar que as cores disponíveis são o cinza matte, o vermelho anodizado e ainda, fazendo parte da série Race Blu, a YZF-R125 estará também “vestida” num esquema de cores azul e preto.
fonte:Revista Motociclismo