[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Depois da avalanche de novidades no recente Salão de Milão, seria de supor as novidades para 2014 ficavam por aqui, mas a Honda guardou mais umas surpresas para o Salão de Tóquio: um ligeiro “upgrade” e uma versão adicional para a CB1100 (que pode ver noutra notícia), e uma estreia mundial, esta Gold Wing F6C.
A F6C (Flat Six Cruiser) regressa assim ao mercado, mas agora integrando a base ciclística e mecânica da GL 1800 Gold Wing de seis cilindros opostos, enquanto a anterior F6C (também conhecida por Valkyrie em alguns mercados), que foi produzida de 1996 a 2003, contava com a base da Gold Wing 1500.
A maior das famílias Honda, que já tinha este ano visto surgir a “bagger” F6B, passa a assim a ter três elementos, com esta power-cruiser de aspeto imponente.
Despida de carenagens e malas, a F6C é 70 kg mais leve que a Gold Wing, e o motor de seis cilindros e 1832 cc é um portento de binário, com 17 kgf-m (167 Nm) disponíveis às 4000 rpm, e uma potência máxima declarada de 114 cv às 5500 rpm.
A caixa é de cinco velocidades, com a quinta a funcionar como um “overdrive” e a transmissão secundária é por veio.
Em termos de ciclística, o sub-quadro é novo face ao da GL 1800,de modo a baixar a traseira, e o assento está colocado numa posição mais baixa, a 734 mm do solo. A suspensão dianteira está entregue a uma forquilha com maciças bainhas de 45 mm, a funcionar em conjunto com o amortecedor traseiro também oriundo da Gold Wing, mas com molas e afinações diversas, de modo a adequar-se à redução de peso operada. Peso que, em ordem de marcha, é agora de “apenas” 341 kg, sendo a distância entre eixos de 1707 mm. A jante de dianteira é de 19 polegadas, com um pneu 130/60, sendo a traseira de 17’’ com um 180/55.
A F6C estará disponível em negro ou em bordeaux, e não existe ainda preço definido para o nosso país.
Fonte : Revista Motociclismo